9-Então entenderás justiça, e juízo, e equidade, e todas as boas veredas.
10-Porquanto a sabedoria entrará no teu coração, e o conhecimento será suave à tua alma.
7-Ele reserva a verdadeira sabedoria para os rectos: escudo é para os que caminham na sinceridade. 8-Para que guarde as veredas do juízo, e conserve o caminho dos seus santos.
5-Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus. 6-Porque o Senhor dá a sabedoria: da sua boca vem o conhecimento e o entendimento.
1-FILHO meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos, 2-Para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu coração ao entendimento,
32-Porque o desvio dos simples os matará, e a prosperidade dos loucos os destruirá. 33-Mas, o que me der ouvidos habitará seguramente, e estará descansado do temor do mal.
30-Não quiseram o meu conselho e desprezaram toda a minha repreensão. 31-Portanto, comerão do fruto do seu caminho, e fartar-se-ão dos seus próprios conselhos.
28-Então a mim clamarão, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão, mas não me acharão. 29Porquanto aborreceram o conhecimento; e não preferiram o temor do Senhor;
25- Antes, rejeitastes todo o meu conselho, e não quisestes a minha repreensão; 26-Também eu me rirei na vossa perdição, e zombarei, vindo o vosso temor.
17-Na verdade, debalde se estenderia a rede perante os olhos de qualquer ave. 18-E estes armam ciladas contra o seu próprio sangue; e as suas próprias vidas espreitam.
15-Filho meu, não te ponhas a caminho com eles, desvia o teu pé das suas veredas; 16-Porque os pés deles correm para o mal e se apressam a derramar sangue.
11- Se disserem: Vem connosco; espiemos o sangue; espreitemos, sem razão, o inocente; 12- Traguemo-los vivos, como a sepultura; e inteiros, como os que descem à cova;
9- Porque diadema de graça serão para a tua cabeça, e colares para o teu pescoço. 10- Filho meu, se os pecadores, com blandícias, te quiserem tentar, não consintas.
7- O temor do Senhor é o princípio da ciência: os loucos desprezam a sabedoria e a instrução. 8- Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes a doutrina de tua mãe.
5-Para o sábio ouvir e crescer em sabedoria, e o entendido adquirir sábios conselhos; 6-Para entender provérbios e sua interpretação, como também as palavras dos sábios, e suas adivinhações. Não te deixes seduzir por pecadores
3-Para se receber a instrução do entendimento, a justiça, o juízo, e a equidade; 4-Para dar aos simples prudência, e aos jovens, conhecimento e bom siso;